Musicaria


Sobrado 112 – No País da Skapolca
10/06/2011, 15:23
Filed under: Resenhas, Sobrado 112 | Tags: ,

É na levada do afrobeat, funk, rock, jazz, samba, ska, polca e dub que o Sobrado 112 começou a balançar no Rio. A mistura não é só nos ritmos, pois quem diria que um sobrado, Rio de Janeiro e jovens do interior de São Paulo se cruzariam e formariam essa delirante skapolca (rótulo criado pela banda). Com o passar dos tempos o número de integrantes cresceu e o reconhecimento da banda mais ainda, não é a toa que essa galera já trabalhou com  Aldir Blanc, Lucas Santana, Buguinha Dub e mais uma penca de gente de renome na cena. O terceiro* disco da banda instrumental lançado em 2010, “No país da Skapolca”, começa na levada do groove de “Carne de pescoço”, som magnífico onde a metaleira lança um petardo nos ouvidos, sem contar o ótimo trabalho na base da guitarra. Na sequência “Eu e minha amada no Grajaú”, vem na levada soul, afro-beat e com um espetáculo a parte na guitarra que abusa em um solo ‘maneraço’ e segura a onda no wah wah junto do compasso marcante do contra-baixo. Em seguida a auto-explicativa “Dub” que conta com os arranjos dos metais e a base nos batuques. “Maldição da Caveira” faz o disco voltar no balanço groove, em uma onda bem relax que muda quando entra a outra faixa, “Skapolca Rocksteady”, começa em uma levada mais reggae com acompanhamento do teclado e arranjos de sopro, no meio do som a música ganha uma pegada mais rápida em uma batera mais rock n’ roll e vai alternando os estilos no decorrer da música, ótimo trabalho. Mantendo uma levada no reggae, “Simérius Conan” logo ganha velocidade e parte pro ska, com uma batera bem animada e a peculiar beleza dos arranjos da metaleira. E para fechar o disco ninguém melhor do que Buguinha Dub para fazer um remix ‘adubado’ da música “Dub”, extremamente bem ambientada nas mãos de Buguinha.

A galera caprichou na produção, dando oportunidade para todos os instrumentos se destacarem e conversarem entre si. Lembrando que Buguinha foi o co-produtor do disco junto com a banda que gravou o projeto ao vivo no estúdio Yb. Dessa forma a galera do Sobrado 112 vai ganhando destaque constantemente na cena de bandas instrumentais, já que esse é o primeiro trabalho totalmente instrumental da banda. Enfim, ótimo álbum, um espetáculo a parte dos instrumentos de sopro. Agora só falta você conferir.

*cronologicamente o “Sobrado 112 no País da Skapolca” foi o segundo disco gravado e será o terceiro lançado; o segundo disco lançado (“Isso Nunca me Aconteceu Hoje”) foi o terceiro gravado. Já o primeiro lançado, foi o primeiro gravado mesmo.

  1. Carne de Pescoço
  2. Eu e Minha Amada no Grajaú
  3. Dub
  4. Maldição da Caveira
  5. Skapolca Rocksteady
  6. Simérius Conan
  7. Dub (Remix Buguinha Dub

http://www.sobrado112.com/

http://www.myspace.com/sobrado112


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário